Bot para WhatsApp: 7 perguntas e respostas sobre robôs no app | Redes sociais – [Blog GigaOutlet]


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Bots são robôs que desempenham tarefas automatizadas pré-definidas, amplamente utilizados em uma série de plataformas e serviços online. No WhatsApp, os bots ainda são ferramentas recentes, mas contam com funcionalidades interessantes na versão comercial do aplicativo de mensagens. O serviço de automação também é usado por organizações que buscam ajudar a população, como o Ministério da Saúde e instituições de apoio à mulher como o Você Não Está Sozinha.

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Além de ser um serviço que traz maior praticidade na comunicação entre empresa e cliente com o WhatsApp Business, os chatbots podem interagir com usuários por meio de perguntas e respostas, oferecendo serviços, produtos ou solucionando dúvidas de clientes. Confira, na lista abaixo, sete perguntas e respostas sobre bot para WhatsApp.

O que é bot para WhatsApp? Veja como funcionam os robôs da plataforma — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

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1. O que é bot para WhatsApp e como funciona?

Os bots são softwares ou programas que desempenham funções automatizadas pré-definidas, e que podem responder a comandos gerados em tempo real, como é o caso dos chatbots do WhatsApp, por exemplo. No mensageiro, a comunicação entre usuário e robô é mantida por meio de perguntas e respostas, com um conjunto de operações que precisa ser capturado e compreendido pelo bot para que a resposta entregue ao usuário final seja coerente.

As respostas são processadas pelo chatbot por meio da prática de machine learning. É por meio desse processo que o robô é capaz de coletar os dados fornecidos, compreendê-los e tomar decisões, gerando respostas capazes de direcionar soluções ao usuário.

2. Como interagir com bot para WhatsApp?

A comunicação com bots acontece por meio de números com opções pré-definidas — Foto: Reprodução/TechTudo

Para interagir com bots no WhatsApp é necessário, em primeiro lugar, adicioná-lo aos seus contatos, como se o número de contato do robô, na verdade, pertencesse a uma conta pessoal. Inicie a conversa com o bot enviando um “olá” e responda às solicitações enviadas por ele.

Normalmente, os chatbots se comunicam por meio de perguntas cujas respostas já estão bem definidas: após a pergunta, são enviadas sugestões de respostas pelo próprio robô. Você deve escolher, entre elas, a mais condizente com a sua, selecionando o número indicado para cada uma das respostas disponíveis.

3. Como identificar um bot para WhatsApp?

Os bots no WhatsApp têm uma forma de escrita parecida, e interagem com usuários de maneira semelhante. Os chatbots costumam reconhecer números pré-definidos e algumas palavras-chave — portanto, não é difícil reconhecer os robôs da plataforma, já que eles próprios oferecerão respostas padrão para perguntas.

4. Para que servem bots no WhatsApp?

Exemplo de mensagem automática no WhatsApp Business — Foto: Divulgação/WhatsApp

No WhatsApp Business, o uso de robôs pode facilitar a interação entre empresa e cliente, fornecendo mensagens automatizadas de saudação e despedida para quem deseja adquirir produtos. Também é possível programar respostas padronizadas para quando o responsável pela comunicação da empresa estiver ausente, evitando o tempo de espera do cliente pelo contato.

5. Como criar um bot no WhatsApp?

Para criar um bot para WhatsApp, antes de tudo, é necessário ter a aprovação da companhia de Zuckerberg. Os robôs são criados a partir da API do WhatsApp Business, e podem ser personalizados de acordo com a necessidade de cada empresa.

Normalmente, esses serviços de automação são pagos e, por serem customizáveis, os preços podem variar bastante. No Brasil, há diversas companhias que fornecem serviços de automação, tais como os presentes em telemarketing e chatbots de plataformas de vendas, o que inclui os robôs para empresas no WhatsApp Business.

Os preços também variam conforme a quantidade de bots disponíveis para atendimento. A lógica é simples: quanto mais bots disponíveis sua empresa tem, mais rápida é a comunicação, o que implica em um menor tempo de espera pelos clientes.

O preço médio para um bot pode ficar próximo a R$ 120 mensais, e o valor aumenta conforme o número de robôs; para dois bots, R$ 160; e para três bots, o preço médio é de R$ 200. Empresas maiores costumam optar por serviços com grande número de chatbots e, por esse motivo, os preços podem variar.

Bot do Ministério da Saúde no WhatsApp informa dados importantes sobre Covid-19 — Foto: Beatriz Cardoso/TechTudo

Também há bots de operadoras telefônicas: Claro/NET, Tim e Vivo, por exemplo, também utilizam o serviço de bots no WhatsApp, permitindo consulta de faturas, recargas de celular e, em alguns casos, agendamento de visita técnica.

Além disso, também existem chatbots que oferecem outros tipos de serviços, como é o caso do robô do Ministério da Saúde, que busca esclarecer informações a respeito do coronavírus, incluindo descrições sobre os sintomas e como podem ocorrer as transmissões do vírus causador da Covid-19.

Com a pandemia, outro bot também foi anunciado: a Rede Internacional de Verificação de Fatos do Instituto Poynter (IFCN) disponibilizou um bot capaz de checar se notícias sobre a Covid-19 são verdadeiras ou falsas.

7. Comparação com os bots do Telegram

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Um exemplo são os jogos do Telegram: há grande variedade deles, e são todos controlados por robôs automatizados, a partir de comandos enviados pelos jogadores participantes. Também há uma grande quantidade de bots disponíveis na plataforma, que são capazes de converter documentos em PDF, rastrear encomendas enviadas pelos correios, traduzir sentenças escritas em outros idiomas, e até mesmo converter o conteúdo de um áudio ou imagem em texto — estes são apenas alguns exemplos.


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Fonte: www.techtudo.com.br |