Callcenter.inf.br – Dicas – Home office na urgncia – [Blog GigaOutlet]


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Cludia Danienne

Diante do avano do novo coronavrus, cada vez mais empresas esto aderindo ao home office. Porm, nem sempre as empresas esto preparadas para esse cenrio. “No o ideal ser reativo e sim preventivo, mas, a partir de uma necessidade forada, todo ser humano pode mudar comportamento e exercer sua capacidade de flexibilidade e mudana de hbito para alcanar novos resultados. O home office requer planejamento prvio e polticas claras e engajadoras. Porm agora na crise do Covid-19, possvel acelerar esta modalidade”, destaca a CHRO da Degoothi Consulting, Cludia Danienne.

Assim, ela d dicas para o funcionrio que est trabalhando de casa:

– Trabalhar home office pressupe organizao e disciplina;

– Envolva os familiares, para que todos colaborem com o “ambiente novo de trabalho” (ou seja, a casa-apartamento!). Solicite o respeito atividade e que no haja interrupes. Uma boa dica usar um sinalizador verde ou vermelho para indicar que est ao telefone ou em uma tarefa que exige concentrao e foco;

– Cuidado com o Pet: se possvel for, colocar o animal em outro espao para no ter latidos de cachorro constantes, gato pulando no teclado;

– Acolhimento s crianas para saberem que no sero rejeitadas, mas que h ” regrinhas” por um tempo, tal qual em uma gincana. Sim, faa deste momento algo que envolva a criana, ela tambm deve se sentir responsvel pelo sucesso da misso. Dispense os “no entre, no faa, no grite”. Envolva e VALORIZE a atitude colaborativa de seus filhos. Que tal um quadro cartolina que ser um painel das metas com estrelinhas por ter ajudado no bom dia do trabalho? Ou carinha 🙁 tristeza ) se no perguntou bem? Que tal algum brinquedo favorito j previamente ao alcance para entreter e evitar aquele choro de falta de algo que est longe?

Cludia tambm aponta boas prticas para empresas:

– Recomenda-se reunio de acompanhamento ao menos 1 ou 2x por semana via qualquer aplicativo que a empresa use (h inmeros no mercado que permitem reunio virtual, conference call, etc);

– Ferramentas na nuvem tambm so importantes para armazenar o desenvolvimento dos projetos em banco de informaes – assim, ningum fica fora do processo de gesto. Dados e integrao so fundamentais para quem est “fora” do seu habitual dia a dia de trabalho. Sair do convencional mexe com as pessoas, porm, novamente possvel;

– Deixe claro os horrios em que o funcionrio deve ser encontrado por estar a trabalho – no pode ir no shopping rapidinho, fazer uma feira, etc. Estar homeoffice no perodo de x a x compromisso com a jornada laboral;

– O inverso tambm fato: acabou o horrio, respeite o horrio de descanso do funcionrio;

– O rodzio entre equipes deve ficar a critrio de cada empresa (se equipes multifuncionais ok trabalho alternado, se time de especialistas, melhor interagir com pares);

– As empresas devem adotar rapidamente um esquema de comunicao interna forte. O RH tem que atuar como nunca em parceria com esta rea e no perder tempo;

– A mensagem deve alcanar a todos os profissionais internos e seus dependentes;

– Meio virtual simples de fazer e chega aos destinatrios mais rapidamente. Seja por e-mail marketing, TV corporativa, nyranet, chat, corporate zap messager, etc. cada qual com seu recurso, mas, velocidade sem desespero crucial neste momento;

– Tem que ser com linguagem acessvel sem jarges. Esclarecedora, envolvente e determinante.


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Fonte: www.callcenter.inf.br