Google Chat: entenda como funciona e quais são as funções do programa | Produtividade – [Blog GigaOutlet]


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O Google Chat é a plataforma de mensagens do Google que está disponível aos usuários assinantes do G Suite. O programa é utilizado para facilitar a comunicação entre as pessoas que trabalham em instituições que assinam os serviços exclusivos do Google, como o e-mail corporativo. Antes de ser integrado ao G Suite, os assinantes utilizavam o Hangouts para enviar mensagens e realizar chamadas de voz e de vídeo. Entretanto, o antigo mensageiro foi substituído pelo Chat e pelo Meet, uma atualização que deixou mais clara a função de cada aplicativo.

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Ao contrário do antigo Hangouts, que fornecia apenas o modelo comum de mensagens integrado aos serviços disponíveis, a nova plataforma possui funções importantes para atender às demandas de empresas e instituições, pois permite realizar conversas com os membros das organizações facilmente. Confira, a seguir, como funciona o Google Chat e quais são suas principais funções .

Google Chat é ideal para conversas com equipes e pessoas das organizações — Foto: Caroline Doms/TechTudo

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App do Google Chat para desktop possui a mesma interface do programa para o navegador — Foto: Reprodução/Caroline Doms

No Google Chat, os usuários podem enviar mensagens para grupos específicos ou iniciar chats individuais com as pessoas do seu local de trabalho. As salas de conversa podem ser utilizadas para discutir assuntos de uma equipe ou para informar a todos da instituição sobre ações importantes. Nas conversas em grupo, as mensagens são divididas por assuntos mostrados em formato de fio de pensamento e que são respondidos separadamente, o que ajuda a organizar as discussões.

Também é possível mencionar participantes da sala nas conversas, para isso basta digitar “@ nome do usuário” e selecioná-lo. Além disso, nas conversas individuais, é possível que o usuário ative ou desative o histórico. Este recurso exclui as mensagens após 24 horas e garante mais segurança às mensagens importantes.

Salas de conversa do Chat organizam mensagens em linhas de assunto — Foto: Reprodução/Caroline Doms

Conversas com pessoas de fora da organização

O Google Chat permite que os usuários da organização conversem entre si de maneira simples. Entretanto, também é possível enviar mensagens individuais para pessoas de fora da organização e adicioná-las em salas de conversa. O convite para a conversa é enviado para o e-mail do usuário que não possui o G Suite. Com o link para abrir o Google Chat enviado por e-mail, qualquer pessoa de fora pode acompanhar as conversas.

Pessoas de fora da organização recebem o convite por e-mail para participar de conversas no Chat — Foto: Reprodução/Caroline Doms

Integração com outros serviços do Google

Google Meet e Drive podem ser utilizados dentro do Chat — Foto: Reprodução/Caroline Doms

Para adicionar bots, basta clicar na barra de pesquisa do Chat e selecionar a opção “Encontrar um bot”. Ao escolher, o usuário deve clicar em “Adicionar” e escolher “Enviar mensagem”. O bot será listado na barra de usuários e ajudará a organizar o dia a dia do usuário. Além disso, também é possível adicionar os robôs em salas de conversa, basta clicar na opção “Adicionar à sala” e escolher a conversa em que deseja instá-lo.

Bot do Meet permite agendar e cancelar reuniões facilmente — Foto: Reprodução/Caroline Doms

Função “Não Perturbe”

Por ser um programa utilizado por empresas e instituições, o Google Chat permite que o usuário desative as notificações por 30 minutos ou até oito horas. Dessa forma, a pessoa não aparecerá online e as mensagens enviadas neste período serão notificadas quando o modo “Não Perturbe” for desativado. Para desativar as notificações após determinado horário, basta clicar no status “online” e escolher o período que deseja ficar inativo. A função pode ser utilizada para não receber mensagens fora do horário de trabalho.

Usuários podem silenciar notificações por até oito horas — Foto: Reprodução/Caroline Doms


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Fonte: www.techtudo.com.br |