|

O que é newsletter? Veja como funcionam e-mails informativos de empresas | E-mail – [Blog GigaOutlet]


Acesse agora GigaOutlet e compre com desconto e frete grátis!

As newsletters são boletins informativos enviados por e-mail para uma lista de contatos. Bastante utilizadas por meios jornalísticos e por empresas privadas, essas mensagens são disparadas em massa e têm o objetivo de divulgar notícias ou novidades sobre seus serviços. Muitas vezes, as newsletters também são utilizadas para angariar novos clientes ou fidelizar consumidores por meio de conteúdos interessantes.

LEIA: Alistamento militar será online este ano; prazo vai até 30/06

Uma das principais características da newsletter é que, para ter acesso, geralmente, é preciso que o usuário faça uma assinatura ou inscrição prévia para recebê-la. Por este motivo, a maioria desses e-mails contêm assuntos pelo qual o usuário já demonstra interesse. A seguir, confira dúvidas e respostas sobre como funcionam as newsletters.

Canva oferece vários modelos de newsletter para editar — Foto: Reprodução/Canva

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é e como funciona uma newsletter?

O termo newsletter pode ser traduzido como “boletim de notícias”. Esse tipo de conteúdo faz parte da estratégia de marketing de uma empresa ou veículo. Esses produtores enviam e-mails com assuntos interessantes, seja o anúncio de novos serviços, promoções ou eventos, ou ainda textos relevantes sobre aquele tema, com o intuito de informar. O objetivo da newsletter é envolver o leitor e conquistar a sua audiência, criando uma relação com o usuário e se tornando uma espécie de referência sobre aquele tema.

Geralmente, as empresas solicitam que o usuário se cadastre para receber a newsletter informando seu endereço de e-mail e, a partir de então, passe a receber aqueles conteúdos na sua caixa de entrada. A periodicidade das newsletters pode variar de acordo com o desejo do remetente. Existem serviços que disparam e-mails semanais, mensais ou até diários, a depender da estratégia utilizada.

Qual a diferença para spam?

A principal diferença é que, para receber uma newsletter, o usuário precisa cadastrar seu e-mail na plataforma da empresa. Desta forma, o usuário permite o envio daquele conteúdo. Já o spam é enviado indiscriminadamente para uma lista de contatos, mesmo sem a prévia autorização daqueles usuários, sendo utilizado para divulgar propagandas.

Veja também: Quatro coisas que você nunca deve postar nas redes sociais

Quatro coisas que você nunca deve postar nas redes sociais

Quatro coisas que você nunca deve postar nas redes sociais