Rede de pet shops desenvolve ferramenta de inteligncia artificial – Economia – [Blog GigaOutlet]


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Software de intelig
Software de inteligncia artificial interpreta reaes do animal e a partir delas inclui produtos na cesta de compras
(foto: Divulgao)

So Paulo – O reconhecimento fcil por meio da biometria, auxiliado por recursos da inteligncia artificial, vem ganhando terreno em diferentes frentes. J usado por bancos digitais, por universidades na hora de liberar acesso, para check-in de companhia area, para acionar eletrnicos, como celulares, e em uma srie de atividades que querem aumentar a segurana das pessoas, como o monitoramento por meio de cmeras – o que ainda considerado um tema controverso.

Estudo da consultoria americana Tractica aponta que o mercado de biometria apresentar uma receita acumulada em 10 anos (no perodo entre 2016 e 2025) de US$ 69,8 bilhes, com uma taxa de crescimento anual de 22,9%.

O principal impulso, mostra a pesquisa, vir da regio sia-Pacfico, graas a “uma combinao de alto volume populacional, vrias economias fortes ou fortemente em crescimento e uma demanda crescente por solues biomtricas para gerenciar grandes iniciativas, como programas nacionais de identificao”, informa o relatrio da companhia. A receita global total no ltimo ano do perodo de previso, 2025, alcanar US $ 15,1 bilhes.

No Brasil, j h startups desenvolvendo novas aplicaes para o reconhecimento facial, mas ainda no o tipo de recurso plenamente popularizado. Uma rede de lojas de produtos para animais domsticos decidiu usar a tecnologia para alavancar a venda on-line de seus produtos. No caso, em vez de a identificao ser feita a partir do rosto do dono, o escaneamento tem como alvo o animal.

O bichinho escolhe A rede Petz est lanando um e-commerce ativado pelo reconhecimento fcil para os cachorros, batizado de Pet-Commerce. Eles vo escolher os brinquedos que sero includos na cesta de compras graas ao recurso de inteligncia artificial (AI, na sigla em ingls) que permite mapear e interpretar as expresses do animal e de qual produto ele mais gostou.

O primeiro passo posicionar o co em frente tela (computador, tablet ou smartphone) para que ele seja fotografado. Quando o dono for fazer a compra, o animal ser posicionado novamente diante da tela e exposto a vdeos de brinquedos e ossinhos. A cmera capta a reao do pet e o sistema de inteligncia artificial mapeia o nvel de interesse de compra dos produtos, identificado em um grfico de ossinhos.

O projeto surgiu da agncia Ogilvy Brasil e o desenvolvimento foi feito pelas empresas D2G Tecnologia e Hogarth. Da ideia concluso, foram necessrios cerca de nove meses.

Para chegar ao produto final, passaram pelo sistema de AI milhares de fotos de cachorros, com variao de raas (inclusive os sem raa definida). “O olhar, as orelhas apontando em direo cmera, um animal sem medo e sem desconfiana, que no recue ao ver o site, sinalizam que o co gostou da brincadeira e se interessou pelo produto mostrado”, relata Leonardo Ogata, adestrador e profissional que participou do treinamento da inteligncia artificial.

Foi preciso ainda pensar na melhor experincia de navegao (UX) no para os humanos, como de costume, mas para os pets. Para isso, levou-se em considerao, por exemplo, a viso do cachorro, que enxerga em uma escala de amarelos e azuis, alm de no prestarem ateno em imagens estticas. O problema foi resolvido com a apresentao dos produtos em vdeo e na paleta de amarelos e azuis. Foi preciso ainda ajustar o udio dos filmes, j que a audio dos cachorros muito potente.

Se a reao captada pela AI positiva, o produto pr-selecionado para o carrinho de compras do site. Mas o negcio s concludo quando o proprietrio do animal preenche seus dados. Por enquanto, o Pet-Commerce exclusivo para ces.

Alm da parte de petshop, a empresa lanou no fim do ano passado a bandeira Seres, de centros veterinrios, voltada sade animal. A companhia tem ainda a unidade Petz Garden, com plantas, flores e material para jardinagem e piscina. Uma das propostas da nova ferramenta aumentar a ligao entre o cachorro e seu dono, mas um incremento na receita do canal de vendas do e-commerce, que hoje responde por 5% do faturamento da Petz, ser bem-vindo.

A empresa tem atualmente 86 lojas, distribudas por oito estados – entre eles, Minas Gerais, Rio de Janeiro, So Paulo e Rio Grande do Sul –, alm do Distrito Federal. Os planos para este ano so de chegar a outros estados e pela primeira vez passar da casa de R$ 1 bilho de faturamento, como contra o presidente, Sergio Zimerman.

Petz deve passar de R$ 1 bi de faturamento e chegar ao Nordeste

“O primeiro passo est dado. A gente est entrando em coisas top no mundo, um lanamento mundial” (foto: Divulgao)

O envolvimento com os assuntos do mundo dos animais de estimao no ocupa a cabea de Sergio Zimerman, presidente da Petz, apenas enquanto est trabalhando. Quando chega em casa, encontra tempo para brincar com dois cachorrinhos da raa yorkshire e um gato. Quando vai para seu stio, a jornada maior. L, so seis cachorros. Veja os principais trechos da entrevista aos Dirios Associados.

 

Deve haver algum impacto nas vendas on-line ou uma novidade mais ldica?
O objetivo principal no ter impacto nas vendas, at porque o aplicativo limitado apenas escolha de brinquedos, no inclui outros itens. Considero ser mais o lanamento de um produto conceitual que mostra a capacidade que os cachorros tm de escolher seus brinquedos. Esperamos muito menos de resultado de vendas e muito mais poder apresentar um conceito inovador para o mundo de e-commerce.

Quanto o e-commerce representa no faturamento? Isso deve alterar a programao de abertura de lojas?

Neste ano, o comrcio eletrnico dever responder por 5% do nosso faturamento, com uma tendncia forte de crescimento. H trs anos, para se ter ideia, significava algo como 1%. A maior parte vem mesmo das vendas nas lojas, que so todas prprias. No ano passado, o faturamento da rede ficou em torno de R$ 920 milhes e a previso para 2019 est em torno R$ 1,2 bilho. Todas as nossas unidades so prprias. Se lanssemos franquia, aumentaramos fcil para mais 200, 300, 400 lojas. No estamos descartando abrir para franquias, mas temos outros focos.

Quais so os planos?

Queremos expandir o projeto Seres, de hospitais veterinrios. J temos vrios em construo, ou seja, teremos uma rede hospitalar. Os atuais consultrios da Petz sero convertidos para o modelo Seres e esse processo deve ser concludo at o fim do ano que vem. Deixaremos como uma rede, uma marca e gesto independentes. A prioridade que as unidades Seres sejam abertas junto a unidades da Petz, no conceito que oferece aos clientes a possibilidade de resolver sua vida em um s lugar. Mas nada impede que separemos as marcas

Quando deve passar a oferecer a ferramenta de AI para outras espcies?
Deve ficar s nos ces. Alm de ser um universo muito maior, existe uma dificuldade do prprio adestrador em relao ao gato, por exemplo. Pelo vis administrativo, gatos podem ser opo se no houver impedimento tcnico, mas queremos consolidar e viralizar a ferramenta com ces.

Voc j pensa em novas funes para a ferramenta de AI? Por exemplo, uma srie de jogos interativos para ces?
O primeiro passo est dado. A gente est entrando em coisas top no mundo, um lanamento mundial. A notcia sobre o aplicativo foi notcia at no Japo. Um aplicativo com essa funcionalidade indito. Mas no faz muito sentido pensar em outros passos ainda. Queremos ver como vai funcionar em grande escala. Tem um perodo de aprendizado. Precisamos saber se vai funcionar bem e a partir da se pode pensar em abrir outros caminhos, seja para fazer algo semelhante para gatos ou transformar em jogos ldicos para ces. Por enquanto, estamos mais no terreno da curiosidade, da brincadeira. Ser importante ver se vai funcionar a segunda vez, porque a primeira vez a pessoa usa pela curiosidade. preciso saber se ela vai querer repetir a experincia. Paralelamente, o banco de dados vai aumentando exponencialmente e o aplicativo vai sendo aprimorado.

O Brasil est perto da saturao de oferta de pet shops ou ainda h muito mercado?
Quando analisamos o mercado quantitativamente, o nmero de pet shops instalados no Brasil bastante expressivo, mas j era assim h 16 anos, quando a Petz comeou. De l para c mudou o fato de termos a presena de duas redes importantes (Petz e Cobasi), mas esse ainda um setor muito dominado pelo pequeno, que detm cerca de 80% a 90%. Isso mostra que a concentrao ainda baixa no Brasil.

Que tipo de oportunidade essa realidade cria para voc?

Esse movimento de expanso nacional ainda est nos primeiros passos para a Petz. Estamos entrando no Nordeste neste ano. Comeamos entre junho e julho por Salvador, mas j temos contratos para Recife, Natal e Aracaju para os prximos meses. Em junho, chegamos a Vitria.

 

Quem controla a Petz

Desde 2013, o controle da marca Petz est nas mos da Warburg Pincus LLC, empresa com atuao internacional que possui ativos da ordem de US$ 58 bilhes sob sua gesto. A Warburg Pincus detm 55% de participao no capital da Petz, mas seu portflio bem grande e inclui em torno de 180 empresas, com diversificao segundo estgio do negcio, setor de atuao e regio geogrfica. De 1966, quando foi fundada, at hoje, a companhia criou 18 fundos de private equity, responsveis por investir cerca de US$ 74 bilhes em mais de 800 companhias, espalhadas por 40 pases, aproximadamente. No Brasil, a Warburg Pincus detm participao tambm em empresas como Camil, Restoque, BI&P e Eleva Educao.


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Fonte: www.em.com.br